Buscar
  • Luiz Neves França

Plano Ringger para movimentar equipamentos sensíveis

Atualizado: Mar 1

Em algumas movimentações de carga com equipamentos sensíveis, além de todos os cuidados com segurança e saúde, também é necessário estar atento ao planejamento e elaboração de documentos que auxiliam na execução segura da movimentação.


Os mais conhecidos são a avaliação de risco, permissão de trabalho, Check list do equipamento, plano de manutenção do equipamento, programa de prevenção aos riscos ambientais, programa de controle medico e saúde ocupacional.


Além dessa documentação, também temos o Plano Ringger, que tem por objetivo, complementar e auxiliar o planejamento da movimentação de carga, trazendo algumas informações da movimentação como:


1. Equipe envolvida;

2. Profissional em acordo com o item da Norma regulamentadora 11, 12. 3. Tipos de equipamentos a serem utilizados;

4. Layout do trajeto a ser deslocada as cargas;

5. Todas as informações da carga e acessórios);

6. Sinalização e isolamento da área;

7. Eliminar interferências físicas;

8. Eliminar trabalho simultâneo com outras empresas no decorrer da operação; 9. Resistência da área de patolamento;


Para a elaboração dessa documentação o responsável deve se atentar a alguns fatores importantes:


1. Partes, equipamentos, redes elétricas ou qualquer forma energizada que possa passar energia elétrica.

2. Partes e sistemas mecânicos utilizadas na movimentação; (Sistema de transmissão, mecânica, Concepção de um sistema de transmissão mecânica em máquina; Tipos de transmissão de movimento; Elementos de transmissão; Eixo e árvore; Mancais; Acoplamentos; Engrenagens; Polias e Correias; Correntes; Cabo de aço; Caixa de redução).

3. Partes Hidráulica dos equipamentos utilizados; (Fluidos hidráulicos; Bombas e motores hidráulicos; Atuadores hidráulicos; Válvulas direcionais e controle; Acumuladores e acessórios; Sistemas de filtragem).

4. Partes pneumáticas; (Estrutura de um sistema pneumático; Propriedades físicas dos gases; Unidade de preparação de ar; Princípios de operação do sistema pneumático; Ordem de instalação de um sistema pneumático.

5. Atendimento legislação, em especial a Norma Regulamentadora 12; ABNT e das entidades normativas internacionais, caso necessário.

Dessa forma percebemos a importância dessa documentação para conhecimento de todos os riscos, passos da tarefa e formas de realização.


Para elaborar os Planos de Rigging são reconhecidos os Engenheiros e Técnicos, que apresentam CREA ativo.


E para que esse plano tenha validade, é necessário que o profissional emita a cada planejamento uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), conforme determina a Lei nº 6.496/1977.


Tudo isso é importante para uma boa movimentação.


E é por isso que aqui na TBI, os profissionais responsáveis estão sempre atentos a todos esses pontos.


Porque mais que realizar uma movimentação, buscamos entregar uma experiência de serviço que atenda a expectativa do cliente.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Controle de fumaça preta nos Veículos

Na busca por um bom transporte, o grupo TBI busca melhorar a cada dia a qualidade dos seus serviços. Uma de nossas preocupações é com relação ao controle de fumaça preta dos veículos. Constantemente c