Buscar
  • Luiz Neves França

Inspeção de segurança de guindastes para movimentação de carga sensíveis

Alguns equipamentos e materiais movimentados na operação de sensíveis apresentam características diferenciadas como: altura, largura, comprimento, peso e centro de carga.


Para a execução da movimentação deve ser inspecionado todos os equipamentos e acessórios na movimentação.


Um dos principais equipamentos utilizados para movimentação são os guindastes ou guindauto articulado (Munck).


Esses equipamentos são utilizados na grande maioria na movimentação quando o material ou equipamento a ser movimentado tem características fora dos padrões.


A inspeção visual de segurança deve ser realizada antes do equipamento se deslocar para o local de operação.


O profissional que vai realizar a inspeção deve ter conhecimento de operação da máquina para facilitar o teste do equipamento, pois devem ser realizado breve teste do equipamento, além da inspeção dos itens de segurança da máquina.


Nos itens a verificar vamos inspecionar a estrutura superior e inferior como: fixação, trincas e amassados, inspeção dos acessórios de movimentação: cabo de aço, estropos, cintas, manilhas, balancim, ganchos, pegas, travas, olhais, quebra quina, cordas, escadas e outros. Verificar o nível de óleo do motor, hidráulico e aditivos, pois podem interferir na qualidade da movimentação.


Durante a inspeção o funcionário da transporte brasil integrado deve acionar os comandos: patolas, giro e aberturas de lanças para analisar o funcionamento (subir, descer, estender e recolher) – individualmente e situação das mangueiras e conexões buscando identificar qualquer situação e condição adversa (Ruido, folga e vedações) a operação para encaminhar a manutenção do equipamento. O dispositivo de tomada de força do guindauto/Guindaste, a parada de emergência, bloqueio de movimento, cardam, bomba, devem ser acionados para verificar seu funcionamento correto.

A quantidade de combustível do equipamento/veiculo antes da operação deverá estar com tanque cheio para não influenciar no tempo de operação, caso exista a necessidade de abastecimento. Também verificar o diagrama de carga e indicador de ângulo da lança, manual de operação.


Além dos itens anterior inspecionados, nós da transporte brasil integrado solicitamos a um profissional inspecionar itens básicos de qualquer veiculo como: luz de estacionamento, frio, luz do triangulo, seta para direita, seta para esquerda, luz de ré, retrovisores, para-brisa, limpador de para-brisa, extintor, chave de roda, macaco, triangulo de chão, condição dos freios, cinto de segurança, sinal sonoro de ré, giroflex, estepe, CRLV, CNH e certificado de curso de operador conforme norma regulamentadora 11 da escola nacional de inspeção do trabalho, antigo Ministério do Trabalho e Emprego.


Dessa forma a Transporte Brasil Integrado busca realizar todas essas medidas de segurança para garantir melhor segurança nas suas movimentações de sensíveis em todo território nacional.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Controle de fumaça preta nos Veículos

Na busca por um bom transporte, o grupo TBI busca melhorar a cada dia a qualidade dos seus serviços. Uma de nossas preocupações é com relação ao controle de fumaça preta dos veículos. Constantemente c