Cuidados na carga e descarga de sensíveis
top of page
Buscar
  • Luiz Neves França

Cuidados na carga e descarga de sensíveis

Atualizado: 2 de mar. de 2021


A movimentação de uma carga sensível requer alguns cuidados, para que não sofra impactos ou danos que acarretem em problemas na instalação ou funcionamento do equipamento.


Mesmo na movimentação de carga simples, em que o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, é importante analisar o percurso do deslocamento, para não enfrentar nenhum obstáculo ou situação adversa que possa acarretar em acidentes.


Além disso, a diminuição do percurso e análise da postura do colaborador são pontos que devem ser observados para não causar danos futuros.


Nessas movimentações alguns equipamentos são comuns, tais como:


Paleteiras, carro de transporte, carro plataforma, carro bandeja, alavanca de roda ou roldanas.


Esses equipamentos são utilizados geralmente quando o transporte manual da carga não é suportado pelo colaborador e a distância a ser percorrida é grande.


Isso evita eventuais desgastes do colaborador ou outro fator que possa causar falha na carga ou descarga.


Para operações mais complexas são utilizados equipamentos mais robustos como: Guindaste, Pontes rolantes, empilhadeiras e outros.


Esses equipamentos são utilizados quando a carga apresenta dimensões, peso, distancias e/ou trajetos significativos.


Para todos os tipos de operações devemos ter cuidado na movimentação para não causar nenhum balaço ou movimento que possa danificar a carga.


Até porque, toda carga tem sua dimensão (altura, largura e comprimento) e peso variado e essas características são necessárias na utilização de um equipamento de transporte especifico.


Todo cuidado deve ser tomado na hora de selecionar qual equipamento de transporte que será utilizado, visando evitar falhas como batida ou tombamento da carga.


Também é importante observar o centro de carga do equipamento, pois a concentração maior do peso deve estar amarrada, fixa e centralizada na movimentação.


Por fim, a inspeção dos equipamentos utilizados para a movimentação deve ser frequente, para garantir a qualidade do serviço.


É assim que entendemos que devem ser as movimentações e são essas práticas que trazemos para cada serviço prestado pela TBI.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Perfil Profissional TBI

As empresas do grupo TBI Logística Inteligente buscam um perfil profissional que esteja alinhado com a sua missão, visão e valores. Nosso colaborar deve ter a intenção de satisfazer nossos clientes e

bottom of page