Buscar
  • Luiz Neves França

Controle de fumaça preta nos Veículos

Na busca por um bom transporte, o grupo TBI busca melhorar a cada dia a qualidade dos seus serviços.


Uma de nossas preocupações é com relação ao controle de fumaça preta dos veículos.


Constantemente controlamos a idade dos veículos, pois quando o veículo é novo, existe a probabilidade de diminuição de fumaça preta lançada na atmosfera.


Outro fator é a manutenção preventiva que deve ser realizada no veículo em determinada kilometragem, ou após certo tempo de uso de uma peça, acessório, combustível, lubrificante ou outros fatores que possa alterar a emissão do poluente na atmosfera.


O teste de opacidade dos veículos é a verificação desenvolvida para identificar a emissão de poluentes no meio ambiente, com o objetivo de identificar e controla o veículos que apresente alguma alteração.


Este teste é realizado em veículos que utilizam diesel como combustível, como: caminhões, ônibus, carros entre outros que utilizam tal combustível. Para o teste de opacidade é necessária uma vistoria anual, que determina a emissão de gases poluentes liberados pelo escapamento do carro.


A PNMA - Política Nacional do Meio Ambiente, busca maior controle da qualidade do ar, reduzindo a poluição atmosférica.


Quando confirmada a necessidade do teste de opacidade veicular, o proprietário deve levar o veículo ao DETRAN ou empresa contratada para os procedimentos.


Muita gente não sabe o que é a fumaça preta no veículo, dessa forma esclareço para os leitores.


O diesel quando está muito quente, não tem oxigênio suficiente para sua combustão.


Então a fumaça preta é o que acontece quando não há ar suficiente

para queimar o combustível. Por isso que há profissionais no grupo TBI Transportes que tem a responsabilidade de prever essa situação para controle na fonte.


O monitoramento de fumaça preta deve ser realizado com o uso da Escala Ringelmann mais a planilha de anotações de níveis de fumaça preta, dessa forma vamos melhor qualidade e com isso garantindo a melhor condição do meio ambiente.


Essa escala é, na verdade, uma lâmina de papel com uma perfuração central, de cinco lados, ao redor dos quais existem tonalidades cinza progressivamente mais escuras, desde o branco até o preto, e numeradas de 1 a 5.


O grupo TBI Transporte busca anualmente modernizar a sua frota e realizar as manutenções preventivas para controle de fumaça preta em seus veículos, buscando a qualidade em seu serviço e satisfação do cliente que têm confiança e credibilidade em nossas empresas.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Perfil Profissional TBI

As empresas do grupo TBI Logística Inteligente buscam um perfil profissional que esteja alinhado com a sua missão, visão e valores. Nosso colaborar deve ter a intenção de satisfazer nossos clientes e